Um carro de corrida para as ruas, essa frase utilizada por muitos fabricantes até hoje, surgiu com a Ferrari F40.
O exemplar das fotos é único no Brasil e pertence a um colecionador de Ribeirão Preto, ela foi umas das estrelas do evento do Dream Route em Florianópolis, reunindo vários entusiastas e fãs da Ferrari que puderam apreciar esse momento raro, ela quase não sai das dependências da FBF Collezione, e nós do LDB Machines não poderíamos perder essa oportunidade, para a alegria geral o único exemplar da F50 no Brasil também esteve presente no evento, mas falaremos dela outro dia.
Desenvolvida em resposta ao Porsche 959, a F40 foi apresentada ao mundo em 1987, e surgiu não como um esportivo tecnológico, mas como um esportivo a moda antiga, o Commendatore queria um carro de corrida que pudesse ser utilizado nas rua. E como todo carro de corrida, ela precisava ser leve, para isso a Ferrari utilizou materiais pouco comuns em carros de rua da época: Kevlar, alumínio e fibra de carbono, com isso a F40 pesava apenas 1.235 kg na versão européia e 1.350kg na versão americana.
Seu motor é um V8 biturbo de 32 válvulas e 478 cavalos de potência e 58,8 mkgf de torque a 4.000 rpm, que era capaz de levá-la a 324 km/h, o suficiente para destronar seu rival 959 e torná-la o carro de rua mais rápido da época.
Para ajudar na redução de peso, o interior recebeu apenas o necessário, bancos de competição feitos de fibra de carbono e revestidos com Nomex, o painel e túnel central são revestidos de feltro, janelas, para-brisa e a capa do motor são feitos de policarbonato, não há maçaneta interna e os primeiros modelos não tinham nem a manivela para abertura dos vidros, existia apenas uma pequena janela de correr feita em policarbonato. Sua pintura é bem fina e é possível ver a trama de fibra de carbono por trás, até mesmo o pneu foi desenvolvido especialmente para ela, o Pirelli Pzero, que contava com kevlar em sua estrutura para melhorar a estabilidade e reduzir peso, ela utiliza as medidas 245/40 ZR17 na dianteira e 335/35 ZR17 na traseira.
Foram produzidas 1.311 unidades e apenas 12 não eram vermelhas de fábrica, foram 2 pretas e 10 amarelas, todas as demais de cores diferentes foram repintadas após a compra. A F40 também foi a última Ferrari lançada por Enzo, que faleceu em Agosto de 1988, 13 meses após o lançamento da F40.
Fique com nossa galeria de fotos da lendária F40
Diego Cardoso tem 30 anos, funcionário público, mas seu objetivo é trabalhar na área de Engenharia Elétrica.
Seus Hobbies favoritos são fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros, sua câmera atual é uma Canon T3i.
Ferrarista, seu modelo favorito é a Enzo Ferrari, mas não deixa de admirar outros modelos de carros em especial Muscles.
Ferrarista, seu modelo favorito é a Enzo Ferrari, mas não deixa de admirar outros modelos de carros em especial Muscles.
0 comentários :
Postar um comentário