Hoje vou contar um pouco da história da minha recente aquisição, uma BMW 325ia 1994
Minha história com a BMW remete à minha adolescência, em 2001, ano em que minha mãe me matriculou em um colégio no centro, aqui em Londrina. Na saída da escola no caminho para o ponto de ônibus eu passava em frente a um consultório médico, estacionada em frente o consultório ficava uma 325i preta muito semelhante a minha, todos os dias eu passava por ali e admirava aquele carro de linhas retas mas muito elegantes, não era para menos, a geração E36 é considerada até hoje uma das mais belas da série 3, aquele carro passou a ser meu sonho de consumo, que parecia estar muito distante, devido ao alto valor do modelo nos anos que se sucederam.
O tempo passou e um dia olhando classificados na internet encontrei algumas BMW 325i por preços muito convidativos, com uma pesquisa rápida na tabela Fipe descobri que por um preço de carro popular seminovo eu poderia finalmente alcançar meu carro dos sonhos. Começou então uma longa e minuciosa pesquisa, em sites, fóruns, revistas, sites de peças entre outros, descobri que existem duas versões da E36 aqui no Brasil, as americanas e as alemãs, conhecidas no mercado como Regino.
A versão americana é a menos procurada e o preço dela no mercado gira em torno de 3 a 5 mil reais a menos que a versão alemã, mas porque essa desvalorização? Pois bem, a versão americana era produzida em sua maioria na África do Sul e tinha como destino o mercado norte americano, chegando ao Brasil por intermédio de importadores independentes, enquanto a versão alemã vinha importada oficialmente da Alemanha pela Regino Import, daí vem o nome Regino, que acompanha os anúncios das BMW alemãs. As diferenças estéticas ficam por conta do brake-light, que não tem na versão alemã, as lentes do farol são de policarbonato, enquanto na alemã são de vidro, no interior apenas o velocímetro difere, na versão americana marca em milhas, e quilômetros na alemã, mas a diferença mais marcante fica na parte mecânica, a versão americana vem equipada com um motor 6 cilindros 2,5 litros e 160 cavalos, com comando de válvulas simples e nos modelos automáticos o câmbio tem 4 marchas, alguns mecânicos dizem que o motor sofre com essa gasolina maravilhosa que temos no Brasil, além do câmbio automático exigir cuidado redobrado pois costuma dar alguns problemas como vazamentos e quebra, fato que confirmei pelos anúncios na web, não é difícil encontrar uma a venda com problemas no câmbio, e o conserto pode custar mais de 8 mil reais, já a versão alemã traz um motor 6 cilindros 2,5 litros com comando de válvulas variável e 192 cavalos de potência, nos modelos automáticos o câmbio tem 5 marchas, e tem fama de não quebrar. De posse dessas valiosas informações decidi que queria um modelo alemão, mesmo que fosse bem mais caro, foram meses de procura até encontrar esse modelo que aparece nas fotos.
O carro se encontrava na vizinha cidade de Bela Vista do Paraíso, marquei de ir ver o carro e o que mais me chamou a atenção foi o belo interior claro (sou fã de carros escuros com interior claro) e o fato de que o vendedor aceitava meu Gol como parte do pagamento, o que facilitou muito minha vida hehe, após um test drive para avaliar o motor e câmbio verifiquei que aparentemente estava tudo em ordem então fechei o negócio, ainda demorou alguns dias para o dono acertar a documentação dela e enquanto isso fiz uma consulta da situação do carro, como o serviço da Terceira Visão estava um pouco salgado para mim, encontrei uma solução mais em conta na web, o site Carcheck, após um cadastro simples e pagar uma taxa de 35 reais o site faz uma pesquisa completa de todos os dados do veículo só pela placa, ele só não traz os nomes dos antigos proprietários pois essa informação é sigilosa e o Detran não libera para consulta popular, mas traz quantos proprietários o carro já teve, onde foi tirado zero km, dados de sinistro, acidente (desde que tenha sido registrado B.O), leilão, multas, débitos, se o carro tem restrição judicial, entre outros, particularmente eu gostei muito do serviço deles e recomendo, após acertar tudo e fazer o pagamento finalmente chegou o dia de ir buscar o carro, nessa noite eu nem consegui dormir de tanta ansiedade, mal podia acreditar que após 14 anos realizei meu sonho de ter uma BMW E36 na garagem e espero que essa união dure muitos e muitos anos
Alguns detalhes técnicos da 325ia:
Como mencionei ali em cima o motor é um 6 cilindros 2,5 litros e 192 cavalos de potência a 5.900 rpm, 25Kgfm de torque a 4.200 rpm, 0 a 100 km/h em 8 segundos e máxima de 232 km/h, a tração é traseira e a distribuição de peso é de 50% para cada eixo, o câmbio é automático de 5 marchas, a suspensão dianteira é do tipo Mcpherson e a traseira multilink, esquema que foi herdado do modelo Z1.
Como a compra do carro coincidiu com minhas férias, resolvi partir para o litoral com ela para testar o comportamento na estrada, com isso precisei fazer algumas visitas em oficinas, antes de pegar a estrada, mas isto é tema para meu próximo post, até a próxima amigos
Diego Cardoso tem 27 anos, funcionário público, mas seu objetivo é trabalhar na área de Engenharia Elétrica.
Seus Hobbies favoritos são fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros, sua câmera atual é uma Canon T3i, mas utiliza também uma Fujifilm Finepix J10.
Ferrarista, seu modelo favorito é a Enzo Ferrari, mas não deixa de admirar outros modelos de carros em especial Muscles.
Seus Hobbies favoritos são fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros, sua câmera atual é uma Canon T3i, mas utiliza também uma Fujifilm Finepix J10.
Ferrarista, seu modelo favorito é a Enzo Ferrari, mas não deixa de admirar outros modelos de carros em especial Muscles.
Obrigado Delfino
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