Pouco tempo após seu lançamento, o hatchback Volvo V40 já começa a ser notado nas ruas, para reforçar sua presença e agradar
aqueles que procuram um carro que tenha alguma capacidade a mais de passar por
terrenos irregulares, a fabricante sueca lançou uma nova versão do seu modelo
de entrada, trata-se do V40 Cross Country, sobrenome que na hierarquia Volvo define
os modelos com aptidão fora de estrada.
Visualmente os destaques da nova versão ficam por conta no
para-choque dianteiro, que teve a parte inferior remodelada com os
sinalizadores de LED passando para a posição vertical, decorando um grande
aplique de plástico preto, a grade recebeu uma régua cromada e padrão de
colmeia, saias laterais, espelhos negros, rack de teto de alumínio (com
capacidade para até 75 kg de carga), para-choque traseiro redesenhado com novas
saídas de escape e um novo aerofólio.
As rodas aro 18 de design exclusivo vêm com pneus de diâmetro maior, passando de 225/40 para 225/45, que junto com os amortecedores e molas mais extensos foram os responsáveis por deixar o modelo é 40 mm mais alto que os outros V40. No interior, não houve grandes mudanças, além de uma maior opção de cores nas forrações de couro, sendo a única versão do V40 a ser oferecida com revestimento bicolor nos bancos.
As rodas aro 18 de design exclusivo vêm com pneus de diâmetro maior, passando de 225/40 para 225/45, que junto com os amortecedores e molas mais extensos foram os responsáveis por deixar o modelo é 40 mm mais alto que os outros V40. No interior, não houve grandes mudanças, além de uma maior opção de cores nas forrações de couro, sendo a única versão do V40 a ser oferecida com revestimento bicolor nos bancos.
Na parte mecânica, o destaque fica por conta da tração
integral Haldex de 5ª geração, que usa um sistema de embreagens no diferencial
controladas por bomba elétrica. A tração é distribuída prioritariamente
dianteira (na proporção de 90%/10%), mas pode chegar até 50% do torque para as
rodas traseiras em condições de baixa aderência.
Para compensar os 113 kg de
peso extra em relação à versão “normal”, o motor 2.0 turbinado com cinco cilindros em linha
B5204T8 foi calibrado com 30 cv a mais, resultando em 210 cv a 6.000 rpm e 30,7 mkgf de torque entre
2.700 rpm e 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, com opção de trocas manuais pela alavanca, que
leva o carro a velocidade máxima de 210 km/h e de 0 a 100 em 7,2 segundos.
A Volvo optou por trazer somente modelos completos, assim, o V40 Cross Country vem com : teto panorâmico, sete air bags,
controle de frenagem em rampas (HDC), faróis de xenônio direcionais com
lavadores, ar-condicionado dual zone, sistema multimídia com tela de 7″, bancos
e volante revestidos de couro com várias combinações de cor, controles de
estabilidade e de tração, sensores de chuva e crepuscular, controle de cruzeiro
e o serviço de resgate e rastreamento Volvo Call.
Os únicos opcionais do V40 Cross Country são o Pacote High
Tech, por R$ 10 000,00 que adiciona assistente de estacionamento com sensores
traseiro e dianteiro, câmera traseira, GPS e leitor de DVD.
O Pacote Safety, oferecido por R$ 15 000,00 traz airbag externo
para pedestre, sistema de informação de pontos cegos (BLIS), controle de
cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego na transversal (para saídas de
estacionamentos), detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática,
sistema de leitura de placas de sinalização, aviso de mudança de faixa por
distração.
Para finalizar, o carro pode ser equipado com acessórios de
concessionária, como o sistema multimídia com acesso à internet (via 3G ou 4G
do celular ou modem) Sensus Connected Touch (R$ 7.690), rodas aro 19, e
decorações adicionais na carroceria, como um aerofólio mais agressivo (R$
2.469). Assim, apesar do preço básico do modelo ser de R$ 141 500,00 a versão
completa pode chegar próximo aos R$ 200 mil.
O LDB Machines teve a oportunidade de fazer um test-drive com o modelo, nos chamou muito a atenção, a suavidade com que o carro roda no asfalto irregular, mesmo possuindo rodas de aro 18" e pneus com perfil baixo. Rodando tranquilamente com o carro, não se ouve o ruído do motor, outro destaque é o funcionamento da transmissão automática, que mesmo não se tratando de um câmbio com dupla embreagem, apresenta operação bastante suave em que mal se nota as trocas de marchas.
O motor cinco cilindros turbinado se mostrou adequado ao V40 Cross Country, no trânsito urbano é mais que o suficiente, com o carro se mostrando ágil o tempo todo e na estrada, andando dentro dos limites da lei, ou até um pouco acima, dificilmente alguém terá o que reclamar.
Não tivemos a oportunidade de testar os equipamentos de conforto e entretenimento, mas o cuidado no acabamento e design do interior já tornam a vida a bordo bastante agradável.
Agradecimentos à concessionária Open Point Volvo Cars de Londrina por permitir as fotos e pelo test-drive. A loja fica na avenida Tiradentes, 1800. O telefone é 3378 9800.
O motor cinco cilindros turbinado se mostrou adequado ao V40 Cross Country, no trânsito urbano é mais que o suficiente, com o carro se mostrando ágil o tempo todo e na estrada, andando dentro dos limites da lei, ou até um pouco acima, dificilmente alguém terá o que reclamar.
Não tivemos a oportunidade de testar os equipamentos de conforto e entretenimento, mas o cuidado no acabamento e design do interior já tornam a vida a bordo bastante agradável.
Agradecimentos à concessionária Open Point Volvo Cars de Londrina por permitir as fotos e pelo test-drive. A loja fica na avenida Tiradentes, 1800. O telefone é 3378 9800.
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