O Mercedes Benz CLS inaugurou o segmento dos sedans
coupés em 2004, não demorou muito para que outros fabricantes também lançassem
modelos nesse formato e para não ficar para trás a marca da estrela de três
pontas lançou a segunda geração do pioneiro em 2011.
Junto com as versões normais, veio também a versão AMG, com visual e desempenho mais apimentado. Apesar de usar o mesmo nome do modelo anterior, o CLS 63 AMG, perdeu o motor V8 aspirado de 6 208 cm³, e ganhou um V8 biturbo de 5461 cm³, que além de ser mais potente, consome 32% a menos de combustível que seu antecessor.
Como era de se esperar, seu desempenho não deixa a
desejar, ainda mais nos modelos destinados ao nosso mercado, que contam com o
pacote de desempenho AMG, que oferece mais potência e torque. São exatamente 557
cavalos de potência entre 5.250 e 5.750 rpm e 81,5 kgfm de torque entre 2.000 e
4.500 rpm. O modelos são equipados com câmbio esperto câmbio AMG Speedshift MCT
7G-tronic, que conta com 7 marchas e dupla embreagem, e permite ao carro
acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 300
km/h.
Outra razão para o bom desempenho do CLS 63 AMG, é o uso
em larga escala de alumínio no capô, portas, para-lamas, tampa do porta-malas,
chassi, como forma de reduzir o peso do modelo.
No visual, o carro ganhou um capô mais musculoso e grade
inspirada no modelo SLS, rodas de liga leve AMG de 19 polegadas, pinças de
freio vermelhas na traseira se destacam o spoiler AMG e as saídas de
escapamento cromadas, no interior o revestimento é de couro Alcantara.
O câmbio vem com três modos de condução - S (Sport), S+
(Sport Plus) e M (Manual) e a suspensão regulável chamada AMG Ride Control, conta
com outros três modos ajuste: Comfort, Sport e Sport Plus. Um dos destaques do CLS
63 AMG são faróis equipados com diodos luminosos (com 71 leds) e caso o motorista abuse de mais e uma colisão seja
inevitável, o sistema Pre Safe, que “prepara” o carro para a pancada, acionando
os ajustes dos cintos de segurança, regulando os bancos e a inclinação dos
encostos de cabeça, para segurar os passageiros junto aos assentos para evitar o
chicoteamento da cabeça e o impacto do airbag em caso de acidentes.
Outro sistema, o “Neck-Pro”, ajuda em casos de colisão
traseira, ajustando os apoios de cabeça dos bancos dianteiros, para proteger o
pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”.
Agradecemos à concessionária Divesa, avenida Tiradentes 4555, Fone: 3294-1800, por permitir as fotos.
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