segunda-feira, 25 de março de 2013

História do Puma

Nesse episodio vou contar um pouco sobre um carro bem brasileiro o Puma.
PUMA foi a marca brasileira a produzir o maior número de automóveis esportivos, os modelos mais conhecidos são: Puma GT, Puma GTE (este é o modelo que foi produzido em maior quantidade) e Puma GTB. Utilizou em seus automóveis mecânicas Volkswagen (4 cilindros), General Motors (6 cilindros) e  DKW (3 cilindros). Houve ainda caminhões de pequeno porte Puma.



A Origem

O Puma teve origem para as pistas. O projetista “Rino” Malzoni desenvolveu um protótipo em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos, sua estréia foi em  Interlagos no Grande Prêmio das Américas. O nome Malzoni foi posteriormente adotado para designar o esportivo. 
O conceito que estabeleceu e utilizou até 1995: projetar e fabricar carroceria em Fibra de vidro, montar esta carroceria sobre plataforma de veículo de passeio, com motor e suspensão modificados para melhor desempenho e agregar um acabamento compatível com um carro de proposta esportiva.








Este conceito, além de manter o automóvel em produção durante trinta anos, viabilizou a criação de um fabricante brasileiro de automóveis e caminhões
Os Primeiros Puma GT ficaram conhecidos como Puma DKW. Os Automóveis da marca Puma modelos GT a partir de 1968 e o GTE até 1976 são conhecidos como “Puma Tubarão”. Automóveis Puma foram exportados de 1970 a 1985 e produzidos na  África do Sul sob licença. Os modelos da marca que utilizam mecânica 4 cilindros ficaram conhecidos como: Puminhas.


Histórico

  •   Em 1964 O modelo GT Malzoni deu origem a uma seqüência de modelos que procuravam seguir as tendências de design e tecnologia mecânica de cada época, e ainda permitiam que a produção se adaptasse à disponibilidade de fornecedores e peças. 
  • Em 1966 surgiu o Puma GT (DKW), era basicamente o GT Malzoni com retoques estéticos. 
  • Em 1968, a plataforma Karmann Ghia 1500 substitui a plataforma DKW, cuja fabricação foi interrompida após a aquisição da DKW pela Volkswagen. 
  • Em 1970, o Puma GT passa a ser denominado Puma GTE
  • Em 1971 é lançado modelo conversível, denominado Puma GTE Spider. 
  • Em 1973 é lançada uma nova carroceria, apesar de muito similar era mais aprimorada nos detalhes. O conversível passou a se chamar Puma GTS. 
  • Em 1974, é lançado o Puma GTB, que utiliza plataforma Chevrolet Opala. Em 1976, houve nova mudança de plataforma dos modelos GTE e GTS, passando a ser utilizada a do veículo Volkswagen Brasília
  • Em 1980 são anunciadas tres novidades: é lançado o modelo P018, o modelo GTE passa a ser denominado GTI e o modelo GTS é rebatizado como GTC. 
  • Em 1986, em consequencia de dificuldades financeiras, a PUMA vende suas marcas e patentes para a Araucária Veículos, que fabricaria um pequeno número de veículos. 
  • Em 1988, a produçao dos modelos PUMA passa para a Alfa Metais Veículos, que produziu os modelos AM1, AM2, AM3, AM4 e AMV. 
  • Em 1995, foi vendido o último automóvel com a marca Puma, um AM-4 Spider; 
  • Em 1999, foi vendido o último caminhão com a marca Puma, modelo 7900. 
A Puma somente utilizou mecânica DKW, posteriormente Volkswagen e nas GTBs a mecânica era Chevrolet de Opala 4 (S3) e 6 cilindros (S1, S2, S4, AMV).



Volumes de produção

[editar]Brasil

AnoProdução (unidades)Observações
1964/196515GT Malzoni
196634GT Malzoni e GT DKW
1967125GT DKW
1968151GT VW
1969272GT VW
1970202GTE VW
1971323GTE VW e GTS (Conversível)
1972484
1973771GTE/GTS e GTB
19741.137
19751.583
19761.911
19772.898
19783.390
19793.595
19803.042GTI e GTC
1981929
1982471
1983146
198433
198510Fechamento da fábrica de São Paulo
1986/198715Araucária Veículos
1987-1993200Alfa Metais

África do Sul

1973/1974357Durban
1989-199126Verwoerdburg

[editar]Resumo por país

Brasil21.733
África do Sul383
TOTAL22.116

Produção por modelo (Brasil)

ModeloUnidades fabricadas
GT Malzoni49+1=50
DKW Puma GT125
GT 1500423
GTE8.800
Spyder223
GTS7.077
GTI610
GTC1.740
GTB S1701
GTB S2888



Mas o Puma não é só conhecido no Brasil e na Africa do Sul ele também esta presente em outros paises.

                                                 Puma GTE 1600 na California

                                                      Puma GTS na Alemanha

Atualmente a disponibilidade de peças de reposição, aliada à durabilidade da carroceria de fibra de vidro, contribuem para facilitar a manutenção de um PUMA, permitindo que admiradores e colecionadores mantenham seus PUMA em condições de apresentação e utilização.Ainda é possível se encontrar carrocerias: Puma AM3 e AM4 a venda, trata-se de produtos da época do encerramento da produção da fábrica, que não foram montados.
Na África do Sul, estão sendo produzidas carrocerias e comercializadas como Kit para serem montadas sobre a plataforma de Fuscas.
Bom é isso espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esse felino que faz sucesso até hoje.

Texto:Wikipedia


Marcus Vinícius tem 28 anos, trabalha como fotógrafo, mas seu grande sonho é trabalhar em alguma revista automotiva. Tem como Hobbies a fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros.
A câmera que mais usa é uma Canon T2i, mas também possui uma Kodak M853.
Curte muito Ferrari, mas admira as Lamborghini e gosta também dos carros tunados ou dos Muscles Cars e é louco por Fusca.



Um comentário :

  1. Houveram também o GT-4R (1969) e GTB S3 (GM 2.5 Álcool) e GTB S4 (GM 4.1 gasolina Turbo) de 1983/84.

    ResponderExcluir