Texto e fotos não assinadas retirados do blog Cavalo Alado
A Goldwing foi apresentada no salão de Motos de Colonia na Alemanha, em Outubro de 1974. Com uma motorização de 999cm³ e quatro cilindros, o modelo GL1000 foi lançado no mercado em 1975.
Esta primeira versão do modelo GL, no inicio não foi muito bem aceita. Em parte, porque a GL1000 não se encaixava muito bem em qualquer categoria de motos, embora tenha sido apresentada como uma moto de turismo. Além da posição de condução, os seus 265 kg a seco a tornava muito pesada para se enquadrar no segmento das esportivas. A suspensão traseira de molas não permitia grande conforto e segurança em estradas sinuosas e a ausência de equipamento também não ajudava muito a que fosse tida como uma Touring de raiz.
Em 1975 a Honda anunciou que iria incluir no modelo malas para bagagem, o que só veio a acontecer em 1979. A carenagem inexistente, mesmo como opcional,só foi lançada com a GL1100 Interstate em 1980. Contudo a divulgação de que o modelo GL1000 se destinava ao segmento de turismo deve ter sido mais do que suficiente para que muitos interessados neste tipo de motos ficassem atentos a este modelo. A própria equipe responsável pelo projeto tinha as suas ideias bem definidas sobre aquilo que pretendiam, o problema era encaixar tudo numa moto de produção. Fontes ligadas à Honda revelaram que o interesse inicial da marca era construir uma moto com bom desempenhos em retas. Mais do que criar um modelo turístico.
Temos que levar em consideração que tanto este como os outros fabricantes de motos na década de 1970 estavam muito ocupados com o desenvolvimento deste e de outros tipos de motos, uma vez que este foi o maior período de crescimento da indústria motociclista na história. Nesta época quase todo mundo se interessava por motos e foi necessário criar vários conceitos sobre este veículo (tourings, esportivas, cruisers…). Em meio a todas estas adversidades a GL1000 provou ser uma máquina muito viável, sobretudo depois que se tornou possível equipa-la com carenagem e malas de forma que pode ser utilizada mais do que em pequenas saídas de domingo.
Os vendedores da marca nipônica sempre atentos aos desejos dos clientes sabiam que este poderia vir a ser um modelo de sucesso e depressa trataram de preparar este modelo para tais necessidades. Na verdade, foi esta versatilidade que colocou a Goldwing no lugar que ocupa até aos nossos dias, depois de ter tido um início de comercialização abaixo dos 10% do total de vendas que a Honda previra.
O "esqueleto do Dinossauro"
Em 2001 a GL1800 chega ao mercado, após ter sido apresentada em Agosto do ano anterior. A Honda redesenhou a Goldwing na sua totalidade. Todos imaginavam que o peso seria aumentado em função do novo motor de 1800 cm³. Muitos entendidos que tinham analisado a fundo a GL1500, acreditavam que a Honda tinha chegado ao fim da linha pois achava-se que não poderia aumentar mais a potência e peso da moto, sob pena de torná-la inconduzível.
Mas a Honda surpreendeu e numa tacada de mestre e simplicidade tinha dedicado especial atenção ao quadro da nova GL1800. Todo construído em alumínio, o novo chassi destacava-se do anterior por possuir apenas 31 peças em oposição às 130 do modelo GL1500, o novo chassi teve redução de 10 kg no seu peso. A nova estrutura também incluía melhorias ao nível da resistência à torção, oferecendo um desempenho superior ao seu antecessor em cerca de 77% e de 119% em relação à rigidez lateral. Tudo isto combinado com o propulsor de 1832 cm³ com 118 cavalos de potência, cujo peso era inferior ao anterior em quase dois quilos fez com que o resultado final do conjunto fosse mais leve do que a antecessora em cerca de 182 kg. O quadro foi desenvolvido em conjunto com a Kaiser desde 1998 e foi um dos projetos mais bem camuflados da Honda, a sua produção ficou a cargo da fábrica da Honda em Marysville, Ohio. As soldas eram feitas à mão por técnicos especializados da Honda.
Honda Goldwing GL1800 2006 |
A sua qualidade viria a ser reconhecida com o premio internacional de design em estrutura de alumínio, concedido à Kaiser pela sua participação no projeto do quadro da GL 1800. A nova moto tinha uma atitude não só de grande estradeira, como apresentava características mais esportivas, como forma de atrair uma gama de clientes mais jovens, não esquecendo a faixa de mercado dos já possuidores de uma GL. Uma grande notícia foi a inclusão de injeção de combustível e o sistema ABS como opcional, já há muito esperado para ajudar a parar este monstro de duas rodas. O maior problema da equipe que desenvolvera o projeto GL 1800 prendeu-se mesmo com o banco do passageiro que continuava a ser ainda insuficiente e sem espaço para alargar mais.
Honda Goldwing GL1800 Premium Audio 2006 |
A altura do assento ao solo e o diâmetro das rodas manteve-se em relação à GL 1500 mas os pneus eram agora mais largos e pela segunda vez na história da Goldwing não eram fornecidos pela Dunlop, mas sim pela Bridgestone.
Os esforços da Honda resultaram numa moto muito melhor de que muitos esperavam. Mais leve e maleável esta nova máquina atrai cada vez mais adeptos não só das longas viagens como utilizadores mais urbanos que viam nela uma alternativa aos deslocamentos diários com todo o conforto e capacidade de carga.
Quanto ao departamento da Hondaline, este não ficou de braços cruzados e soube acompanhar a superioridade deste modelo com o lançamento de nada menos que 51 itens de personalização para quem desejasse possuir uma GL única. Este abismo de gastos apanharam os fabricantes de equipamentos não oficiais de surpresa e com dificuldade em sanar alguma falta de acessórios oficiais.
Honda Goldwing GL1800 Premium Audio Confort Package 2006 |
O ano de 2006
trouxe grandes mudanças, o modelo deste ano estava disponível em quatro variantes, algo que causou alguma confusão para muitos compradores. A primeira era um pacote de áudio, que incluia seis alto-falantes e um amplificador com 80 Watts por canal. Punhos e bancos aquecidos com controle diferente para o banco da frente e traseiro, saídas de ar quente na traseira, sistema GPS com memory card. O sistema de ABS estava apenas disponível no pacote mais caro e o tão falado Airbag surgiria para o mercado norte-americano neste ano. Na Europa estas versões foram lançadasapenas no ano seguinte.
Honda Goldwing GL1800 Premium Audio Confort Package Navi 20062007 também contou com quatro variantes da GL1800, que poucas alterações tinham em relação aos anteriores. A mais notória diferença devia-se ao sistema ABS disponível em mais um pacote e com a introdução do Airbag. Em 2008, nada de novo para de mais cores disponíveis.
As fotos abaixo foram feitas no Autódromo de Londrina no evento Track Day,esse modelo é de 2008.
Exclusividade e sofisticação reunidos com o que há de mais moderno e tecnológico em uma moto, como sistemas de airbag e de áudio e marcha a ré.
Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a Goldwing, a Primeira classe em duas rodas.
Texto tirado do Site suzukionline.org
Texto tirado do Site suzukionline.org
Marcus Vinícius tem 28 anos, trabalha como fotógrafo, mas seu grande sonho é trabalhar em alguma revista automotiva. Tem como Hobbies a fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros.
A câmera que mais usa é uma Canon T2i, mas também possui uma Kodak M853.
Curte muito Ferrari, mas admira as Lamborghini e gosta também dos carros tunados ou dos Muscles Cars e é louco por Fusca.
A câmera que mais usa é uma Canon T2i, mas também possui uma Kodak M853.
Curte muito Ferrari, mas admira as Lamborghini e gosta também dos carros tunados ou dos Muscles Cars e é louco por Fusca.
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