Na
manhã da última quarta-feira (25), a concessionária Toyopar reuniu a imprensa para a
apresentação do Toyota Prius.
O
Prius foi lançado em 1997 e está na sua terceira geração. Já foram vendidas
mais de 2 milhões de unidades do carro no mundo e ele se tornou um ícone da
sustentabilidade,sendo utilizado por vários artistas e até pelo Príncipe Albert II,de Mônaco.
O
carro é equipado com um motor 1,8
litro , à gasolina, que produz 99 cavalos de potência e 14,5
kgfm de torque e um motor elétrico com potência de 60
kW. Juntos, os propulsores desenvolvem 138 cv, que são transmitidos a
uma transmissão automática continuamente variável (CVT). Seu consumo pode
chegar a 25,5 km/l na cidade e ele vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e sua velocidade
máxima é de 180 km/h ,
de acordo com informações do fabricante.
Existem
quatro modos de condução no carro, são eles:
Normal: O uso dos dois motores é
otimizado de forma automática, alternando o uso de cada um de acordo com as
condições de dirigibilidade.
EV (Electric Vehicle): Permite uma condução em
baixas velocidades sem a utilização do motor a combustão até o término da carga
da bateria híbrida. O modo EV é ideal para utilização em zonas urbanas e em
trânsito pesado. Caso o motorista pressione o botão EV ou acelere repentinamente,
ultrapassando os 40 km/h ,
o veículo volta ao modo Normal automaticamente.
ECO (Economy): Serve para otimizar o
controle do ar-condicionado, visando o mínimo consumo de combustível. De acordo
com a dirigibilidade e a temperatura ambiente, o modo ECO pode ajudar o
motorista a obter uma redução no consumo de combustível entre 8% e 20%.
PWR (Power): Este modo modifica a
resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência para otimizar o
desempenho e o prazer ao dirigir. O modo Power oferece uma resposta máxima de
aceleração até 25% superior, quando comparado com o modo Normal e é ideal para a
realização de ultrapassagens e retomadas de velocidade.
O painel de instrumentos do Prius
oferece ao motorista três zonas de informações:
a) Informações de condução (velocidade,
modo de dirigibilidade, transmissão),
b) zona de indicadores e alarmes, e
c) Eco-Monitor.
O Eco-Monitor foi desenvolvido para
ajudar os motoristas a maximizar a eficiência de condução do sistema Hybrid Synergy
Drive da Toyota. O display inclui um monitor de energia que indica as condições
de funcionamento do motor elétrico em tempo real e também o fluxo de energia despendido.
O Indicador do sistema híbrido mostra o
uso do acelerador em tempo real e ajuda o condutor a modificar a forma em que conduz
o veículo e pisa no acelerador com o propósito de maximizar a eficiência do
consumo combustível.
Um monitor mostra o consumo de
combustível e os resultados da recuperação energética em intervalos de um a cinco
minutos, o que fornece ao condutor informação instantânea sobre a eficiência de
combustível e o estilo de condução. Por sua parte, um monitor de registros
mostra os dados de quilometragem e o consumo médio de combustível.
A 3ª geração do Prius incorpora um
visor “Head Up Display” (HDU) que projeta informações chave sobre o veículo na
base do parabrisas (a velocidade do veículo e o ECO Monitor) e ajuda a
maximizar a eficiência de condução. O motorista pode consultar as informações
sem desviar o olhar do caminho, sendo mais um fator que eleva o nível de
segurança.
O modelo também está equipado com o
sistema de visor tátil “Touch Tracer Display”, que permite ao motorista
controlar diversos dispositivos do veículo sem necessidade de tirar as mãos do
volante. Ao serem acionadas, as funções são apresentadas em um painel de
instrumentos de fácil leitura.
Um detalhe bem interessante no símbolo da Toyota,reparem que ele tem um contorno azul isso é pra mostrar que ele é híbrido.
Abaixo mais algumas informações sobre o carro.
Principais Características/
Equipamentos / Acabamentos
· Sistema HSD (Hybrid Synergy Drive), que
otimiza o funcionamento dos motores à gasolina e elétrico, oferecendo maior
desempenho, baixo consumo de combustível e baixa emissão de poluentes;
· Freios Regenerativos;
· Faróis em LED;
· Heads Up Display;
· Direção Elétrica;
·
Smart Entry/Key Less Entry e Push Start
Button;
· Painel digital (informações: controle
de áudio, temperatura, modo de direção e informações sobre consumo);
· Ar-condicionado automático e digital;
· Retrovisor interno eletrocrômico;
· Ajuste elétrico dos retrovisores
externos;
· Bancos em couro;
· Porta copos dianteiros;
· Bancos traseiros rebatíveis.
Descansa braço com porta
copos;
· CD Player com entrada Auxiliar;
· Eco Drive Monitor (modos Potência,
Ecológico e Elétrico);
· Piloto automático (controle automático
de velocidade);
· Volante Multifuncional (controle de
áudio e temperatura);
· Rodas de liga leve R15”;
· 8 airbags (Frontal, frontal de joelhos,
lateral e de cortina);
· Controle de Tração e estabilidade;
· ABS/EBD/BA
O Prius vem de série com três airbags
frontais (para motorista, passageiro e para os joelhos do condutor), dois
airbags laterais para os passageiros dianteiros e dois airbags de cortina, que
cobrem as duas fileiras de assentos.
Especificações Técnicas
· O Prius é equipado com uma transmissão
continuamente variável do tipo eletrônica CVT, que possibilita infinitas
relações de marcha e propicia ao condutor a potência necessária de forma
imediata.
· A partida do motor do veículo aproveita
as funções do sistema de travamento central, dispensando a inserção da chave de
ignição para o seu acionamento. Para ligar o motor, basta pressionar o botão
“Power” no painel de instrumentos.
Meio Ambiente
O Prius oferece peças modeladas por
injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na
tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos. Também conta com
diferentes componentes com características de alta reciclabilidade, que se
traduz em:
· 95% do Prius é recuperável;
· 85% do veículo é reciclável;
· 95% dos componentes da bateria de alta
voltagem podem ser reutilizados ;
· A tecnologia Hybrid Synergy Drive
empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um
veículo convencional da mesma cilindrada.
Agradeço a Toyopar Londrina pelo excelente atendimento e por passar todas as informações sobre o carro.
Marcus Vinícius tem 28 anos, trabalha como fotógrafo, mas seu grande sonho é trabalhar em alguma revista automotiva. Tem como Hobbies a fotografia automotiva e colecionar miniaturas de carros.
A câmera que mais usa é uma Canon T2i, mas também possui uma Kodak M853.
Curte muito Ferrari, mas admira as Lamborghini e gosta também dos carros tunados ou dos Muscles Cars e é louco por Fusca tunados.
0 comentários :
Postar um comentário