Olá pessoal!
Hoje mais um clássico.
Como não achei textos falando exclusivamente do modelo 76, vou postar a história do Charger a partir de 1970, até 1977.
No começo da década de 70, o público jovem começou a despertar o interesse das montadoras, de construirem um carro esportivo, potente e diferente dos outros modelos nacionais, surgiu então o charger R/T
Depois do lançamento do
Dart sedã, a Chrysler ampliou sua linha. Em outubro de 1970 lançava o Dart
Coupé, de duas portas sem coluna lateral, e a opção de direção assistida,
seguindo-se em novembro, por ocasião do Salão do Automóvel, as versões
esportivas Charger LS e Charger R/T. Já como modelo 71, o Charger distinguia-se
dos Darts pelo estilo intimidador e pela gama de opcionais oferecida, fazendo
dele um dos carros mais cobiçados do país.
O
Charger R/T, com sua sigla que significava road and track (estrada e pista em
inglês), oferecia um pacote completo: bancos dianteiros individuais com console
central, câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho, direção assistida,
freios dianteiros a disco, conta-giros. Por fora exibia rodas e acabamentos
esportivos, faixas pretas, faróis ocultos atrás da grade, colunas traseiras
alongadas sobre os pára-lamas, teto revestido de vinil. Sob o capô, que possuía
travas externas, estava o mais potente motor de um carro nacional.
Era o
mesmo 318 V8, mas vinha com taxa de compressão mais alta (8,4:1 em vez de
7,5:1), o que exigia o uso de gasolina azul, de maior octanagem — pela primeira
vez no Brasil desde o Willys Interlagos. A potência bruta passava de 198 cv
para 215 cv, e o torque máximo, de 41,5 para 42,9 m.kgf. Essa versão
demonstrou-se o carro de série mais veloz fabricado no Brasil: chegava aos 190
km/h.
Novo estilo no Charger . Para
1973 havia novidades nos Chargers LS e R/T: faróis duplos (ainda escondidos
atrás da grade, como no modelo americano) com as luzes de direção entre eles e
novas lanternas traseiras. O R/T perdia as travas externas do capô e as faixas
pretas sobre ele. Por dentro, instrumentos redesenhados, lampejador do farol
alto e ajuste interno do retrovisor externo esquerdo, uma inovação.
Isso
tudo o diferenciava bastante dos modelos anteriores. Suas vendas cresciam e
logo as demais marcas se sentiriam ameaçadas. A Ford preparava às pressas o
Maverick GT e a GM estudava novas formas de ganhar potência no Opala SS 4.100.
A Chrysler aproveitava sua superioridade em potência nos anúncios publicitários
do modelo, chegando a dizer que "carro esporte com menos de 200 hp é
brincadeira", enquanto exibia imagens de crianças em carrinhos de bater de
um parque de diversões...
Na linha
1974 o Charger trazia novas faixas laterais, rodas esportivas e a inédita, até
então, caixa automática com alavanca no assoalho e bloqueio do conversor de
torque na terceira e última marcha. Este recurso faz com que o câmbio opere
como uma caixa manual em terceira, eliminando o deslizamento do conversor e as
perdas de energia resultantes.
No Salão
do Automóvel de 1974, a Chrysler exibia os modelos 1975 com caixa automática
opcional. O Charger era alvo de novos retoques estéticos: faixas laterais,
lanternas traseiras, painel de instrumentos. A publicidade continuava a se
impor diante dos concorrentes, chegando a dizer que o Charger era o "único
carro esporte nacional que olha de frente para os importados", que até
1976 poderiam ser adquiridos no Brasil.
Com o
motor 250-S no Opala SS, o Brasil passava a contar em 1976 com três fortes
concorrentes no mercado de esportivos. Com desempenhos cada vez mais próximos,
os compradores muitas vezes optavam por ele ou pelo Maverick GT por serem cerca
de 25% mais baratos.
Ainda em 1976 ( Ano do modelo do post) a Chrysler
fazia algumas mudanças em sua produção. Tirava de linha o Charger LS. O R/T
agora contava com bancos mais altos, novos volante e faixas laterais. A partir
de 1977 o esportivo tinha a taxa de compressão reduzida (de 8:4;1 para 7:5;1),
ficando igual à dos demais modelos, para possibilitar o uso da gasolina
amarela, comum, mais barata e mais fácil de encontrar que a azul.
Esse modelo está completamente original,a não ser por uma peça no motor que esqueci o nome, é uma triangular prateada que fica na parte mais alta do motor, o resto é tudo original, e ta bem conservado.
Agradeço ao proprietário por permitir as fotos.
Daniel Bicalho tem 14 anos, é estudante e seu objetivo é ser piloto de aviões.
Seus hobbies são fotografia automotiva e colecionar carros em miniatura, a câmera que mais utiliza é uma Canon Powershot A710 IS. Mas possui também uma Sony Cyber-Shot DSC T2 e uma Olympus FE-35.
Gosta muito de aviões, camionetes e carros, principalmente Ferrari, Audi e Bmw.
Seus hobbies são fotografia automotiva e colecionar carros em miniatura, a câmera que mais utiliza é uma Canon Powershot A710 IS. Mas possui também uma Sony Cyber-Shot DSC T2 e uma Olympus FE-35.
Gosta muito de aviões, camionetes e carros, principalmente Ferrari, Audi e Bmw.
Fantático esse Charger.
ResponderExcluirAs fotos ficaram excelentes!!
Parabéns pelo post Daniel, está inteiraço esse Charger
ResponderExcluirBelas fotos
Matéria fantástica e belas fotos.
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