sexta-feira, 9 de março de 2012

Ford Custom 500 ranch wagon 1972


Olá pessoal.

Considerado uma raridade pelo Brasil esse será o primeiro carro antigo a ser postado no blog.

O modelo das fotos é um ford custom 500 ranch wagon 1972 com motor 302 V8 (5.0) com transmissão automática de três velocidades e alavanca de câmbio na coluna de direção.

Possui ar condicionado de fábrica, direção hidráulica e rodas aro 15 com calotas originais, importadas dos Estados Unidos.

Esse carro era o mais simples da linha galaxie que contava com os ltd's, galaxies, custom 500's e custom's, mesmo assim ele também tem o vidro elétrico na traseira que funciona com um botão no painel ou com a chave na fechadura do porta malas.
Um grande detalhe é que a porta do porta malas é chamada de "magic door", pois apresenta 3 formas de ser aberta: só o vidro, como uma porta de geladeira ou como a tampa de uma caçamba de caminhonete.

Outro grande detalhe é que no porta malas há dois bancos, um de frente pro outro, com cinto de segurança inclusive, que podiam ser usados para levar mais passageiros, geralmente crianças. Desse fato vem o nome completo do carro no catálogo da época : ford custom 500 ranch wagon with dual facing rear seats o qual José Hermano filho, proprietário do carro possui. No porta malas há também um "esconderijo" removível na parte direita no qual se pode colocar estepe e ferramentas.

Diz a lenda, ou melhor o vendedor do carro, que é de uma empresa que compra e vende clássicos e antigos, que o carro foi importado na época pela famíllia Senna, do Ayrton Senna, o piloto.

A partir do  filme férias frustradas o José Hermano  se encantou com o modelo e depois acabou descobrindo que aqui em londrina havia um Ltd country squire 1973 a venda, que é um carro com mesmo chassi e carroceria que o das fotos, porém com um acabamento mais sofisticado: era o top de linha das station wagons da ford na época, porém por problemas na documentação ele acabou desistindo da compra.

Mas um amigo dele, sabendo que ele gostava do carro, achou meio que sem querer, o custom 500 na internet e ai o veículo foi negociado em Itápolis e acabou sendo adquirido em 2008, ainda com o manual do proprietário original o qual José guarda até hoje.

Desde então José Hermano tenta adquirir as peças que não possui e faz a manutenção do mesmo para que ele sempre fique em dia.

Quanto ao tamanho ele é de impressionar, 5,70m de comprimento por 2,00m de largura, o que o caracterizava como um full size.

José Hermano filho foi muito bacana comigo e eu o agradeço mais uma vez por permitir as fotos e os vídeos.

A seguir as fotos desse belíssimo clássico.







































































Daniel Bicalho tem 14 anos, é estudante e seu objetivo é ser piloto de aviões.

Seus hobbies são fotografia automotiva e colecionar carros em miniatura, a câmera que mais utiliza é uma Canon Powershot A710 IS. Mas possui também uma Sony Syber-Shot DSC T2 e uma Olympus FE-35.

Gosta muito de aviões e carros, principalmente Ferrari e Audi, também gosta bastante de Camionetes.




5 comentários :

  1. a matéria ficou fera!!! obrigado por ter se interessado pelo meu carro!!!

    ResponderExcluir
  2. Um belo carro parabéns pela matéria e as fotos e parabéns ao dono por cuidar tão bem de um clássico.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, Daniel.
    As fotos ficaram excelentes.

    ResponderExcluir
  4. Belo carro em zé ! Agora Jaula, jaula, jaula! rsrsrs

    ResponderExcluir